Antes da arquitectura

Texto introdutório do nosso blog Antes da arquitetura

A arquitetura é uma forma de comunicação. Na arquitetura das cidades lemos o perfil cultural, sociológico e económico do seu povo. A arquitetura reflecte a realidade, mas também a transforma, sendo, simultaneamente reflexo e inspiração.

Tal como as cidades revelam o espírito de quem as habita, também as nossas casas reflectem aquilo que somos… ou que queremos ser. Em casa encontramos o conforto do reencontro com o nosso íntimo, ou a inquietude que leva ao desejo de mudança.

Fazer arquitetura é, por isso, uma forma de descobrir. De descobrir o que somos e de descobrir o que queremos ser. Obriga a um profundo processo de introspecção que una arquiteto e cliente numa descoberta comum. O cliente terá que saber quem é, para que o arquiteto encontre o que ele quer. Ambos têm que definir objectivos e fazer escolhas. Ambos têm que deixar pulsar os seus desejos, identificando o caminho que os levará mais longe, para que fiquem mais perto.

Antes da arquitetura existe um contínuo processo de descoberta e aprendizagem que vai construindo traços onde convergem vontades, desejos e sonhos. E às vezes utopias…

Um projecto de arquitetura é como uma mulher bonita. Não pode ser apenas bela, mesmo que de uma beleza asfixiante. Se for apenas isso, se não consegue articular um pensamento, se nada de mais profundo lhe conseguimos encontrar, poderemos até perdermo-nos a contemplá-la, mas perderá todo o encanto na primeira vez que a levarmos a jantar. Tão decepcionante como observar arquitecturas sem conteúdo, mesmo estando na moda e enchendo páginas das revistas…

Antes da Arquitetura é o trabalho invisível que o arquiteto desenvolve a montante das linhas que traça. É um percurso feito de pesquisa, de estudo e de inovação, onde se cruzam o conhecimento sólido da história da arquitetura, a capacidade de compreender a actualidade multifacetada e os seus contextos e de antecipar vontades e necessidades. De compreender o presente e o futuro!

Antes da Arquitetura é um projecto que surge para contribuir para esse processo prévio. É esse o seu grande objectivo! Nasce de uma vontade pessoal de reflexão, mas também de partilha de experiências e de conhecimento. Porque entendo que não nos descobrimos sozinhos. É por isso um blogue e não de um caderno escondido na mesa-de-cabeceira.

Ricardo Nogueira de Sousa Lopes